Pages

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Como montar um jardim vertical na sua casa




Os jardins verticais ou suspensos são um sistema muito prático para se plantar flores, plantas, verduras e até mesmo legumes. São diversas opções diferentes de jardins verticais, mas todas elas têm uma coisa em comum: são colocadas em paredes que, quando o processo termina, se tornam grandes tapetes ecológicos.

Eles foram criados para amenizar a falta de áreas verdes nas cidades e também para modificar a paisagem de ambientes com espaços pequenos.




Os jardins verticais são uma boa alternativa para quem quer purificar e limpar o ar, pois retêem gás, poluentes e partículas de sujeira do ar, como fuligem, cinzas de cigarro e poluição. O resultado é um ambiente mais bonito e com um ar de melhor qualidade, tão importante nas grandes cidades.



É uma opção prática, criativa e charmosa que pode ser aplicada do quintal à sala de estar ou apartamento, ou seja, pode revestir qualquer tipo de parede, interna ou externa. Os sistemas podem possuir irrigação automatizada por gotejamento ou o cuidado pode ser feito manualmente, dependendo o tamanho do jardim vertical.




Como montar

São várias as formas de montar um jardim vertical. Para todas, você precisará de um especialista, pois é preciso chumbar a parede, impermeabilizar e criar o sistema de irrigação. Dá para fazer com blocos pré-moldados, sistema Green Wall Ceramic (peças de cerâmica que são fixadas na parede), treliças, fibras de coco, vasos e garrafas PETs. Nestes dois últimos, as raízes das plantas não se unem, sendo possível fazer sozinha. O técnico agrícola Ralph Lago ensina a técnica para a montagem do jardim com garrafas PET.

1. Escolha a parede

Este tipo de jardim (com garrafa PET) não é recomendado para locais em que o piso não possa receber umidade, pois, na maioria das vezes, não será possível centralizar o excesso de água em uma única saída.  No jardim de garrafas, a tendência é que a água caia no chão. O ideal é montá-lo em um local que tenha gramado ou área em que a água possa cair.

2. Escolha as garrafas e lave-as.

A quantidade de garrafas dependerá do tamanho do seu jardim. Lembre-se que elas ficarão uma ao lado e embaixo da outra.

3. Corte as garrafas

Faça um corte no meio de cada garrafa (suficiente para o plantio de uma muda) com o maior tamanho possível em um dos lados. Não corte as laterais da garrafa, caso contrário, o substrato vazará.

4. Plante

Para realizar o plantio, coloque dentro da garrafa, primeiro, algumas pedras e uma pequena camada de manta geotêxtil, que é um tipo de tecido para ajudar a drenar o jardim. Por último, coloque a planta e o substrato.

5. Fure a garrafa

No lado oposto, faça um pequeno furo ou até três furos do tamanho de um prego (para pingar e a planta não se afogar).

6. Fixe-as na parede

Escolha uma maneira para fixação das garrafas. Uma sugestão é pendurá-las em um varal, colocando as garrafas em sequência.

7. Cuide de sua planta

Você terá de regar e podar sua planta, conforme a necessidade dela.

Via Mdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário